A dor no implante dentário pode ocorrer, basicamente, por 5 motivos: Mucosite (inflamação na mucosa) ao redor do cicatrizador, mucosite ao redor da prótese, peri-implantite (infecção ao redor do implante), mobilidade por ausência de osseointegração (quando não ocorre a cicatrização óssea ao redor do implante) e hiperestesia (dor causada pelo pressionamento do nervo alveolar inferior)
1 – Mucosite ao redor do cicatrizador:
Às vezes, o cicatrizador solta e isso pode ocasionar migração de bactérias para o espaço entre o cicatrizador e o implante. Essa contaminação causa inflamação da gengiva e, consequentemente, dor. Solução: Remover o cicatrizador, limpar a região e apertar novamente.
2 – Mucosite ao redor da prótese:
Neste caso, a pessoa tem inflamação na mucosa ao redor dos implantes causada pela mobilidade ou falta de adaptação da prótese mas não apresenta perda óssea importante. Essa movimentação e ou desadaptação permite que fluidos orais contaminados entrem no espaço entre o pilar e o implante, é esse fluido que contém bactérias que causa a inflamação da gengiva e dor. Dentro desse grupo, o simples aperto do parafuso e ajuste oclusal (desgaste da coroa se esta estiver alta), na grande maioria das vezes, resolve o problema momentaneamente. A questão é: até quando? Porque esses sistemas (implantes com hexágono externo e interno) têm alto índice de afrouxamento do parafuso e alto índice de contaminação das conexões, por isso, sempre recomendo o uso de implantes com baixíssimo índice de afrouxamento de parafusos e estabilidade e precisão das conexões: os implantes cone morse.
Se o problema não foi resolvido com o aperto do parafuso, muito provavelmente a região está contaminada e pode-se tentar solucionar usando um intermediário (peça que fica entre o implante e a prótese). O intermediário é muito mais preciso que a Ucla (componente muito usado para próteses parafusadas mas que apresenta altíssimo índice de contaminação e afrouxamento do parafuso). Porém, mesmo assim, isso não é o ideal.
3 – Peri-implantite
Ocorre quando a infecção avança e começa a ocorrer perda óssea. Normalmente ocorre também migração (deslocamento) da gengiva e exposição das espiras do implante, o que ocasiona mais contaminação, mais infecção, mais perda óssea e problemas estéticos já que o metal do implante fica exposto. Se não tratado, poderá ocorrer perda do implante. Falei “se não tratado” porém, o tratamento é paliativo, tem que ser feito com frequência e a higiene da região tem que ser impecável para a doença não avançar mais. O problema é que não tem volta. Nem com enxerto de gengiva.
4 – Mobilidade por ausência de ósseointegração
Ocorre com bastante frequência quando o implante não tem um bom travamento primário (não fica bem firme no osso na hora da instalação) ou sofre carga antes de ocorrer a integração com o osso, o que acontece nas cargas imediatas (quando se coloca o implante e a prótese em um curto espaço de tempo).
Como não ocorre fixação do osso no implante, este fica com mobilidade e isso pode acarretar dor. A solução é remover, curetar bem os tecidos moles e instalar novamente um com diâmetro maior se tiver osso suficiente para isso. Se não tiver, precisa-se aguardar 3 meses para a cicatrização óssea e instalar um novo implante.
5 – Hiperestesia (dor causada pelo pressionamento do nervo alveolar inferior).
Solução: Remoção do implante.
Perguntas feitas na internet sobre dor no implante dentário
1 – É normal sentir desconforto após a colocação das porcelanas nos implantes?
Resposta: Sim, isso pode ocorrer, mas deve passar em alguns minutos.
No curto prazo, pode ser que a porcelana esteja pressionando a gengiva, neste caso, deve passar com o tempo.
Mas se a dor aparecer no longo prazo, pode ser que a adaptação da coroa com o implante não seja perfeita e esteja infiltrando (entrando fluidos orais com bactérias) e causando inflamação e dor na gengiva. Neste caso, deve-se se usar um intermediário para minimizar o problema. Nunca devemos parafusar a coroa diretamente no implante, sempre devemos usar uma peça entre a coroa e o implante chamada intermediário.
2 – Quanto tempo um implante dentário fica dolorido?
Resposta: Na grande maioria dos casos, no nosso consultório, o paciente não sente dor após a instalação de implante. Porém, em alguns casos, eles sentem e fica dolorido por 2 ou 3 dias. Raríssimas vezes fica dolorido por mais tempo que isso. Se esse for o seu caso, seria bom marcar consulta com seu dentista para avaliar o que pode estar acontecendo. O último caso que tivemos, por exemplo, a paciente relatou dor mesmo após 5 ou 6 dias após a cirurgia. Então, removemos os pontos no sétimo dia e fizemos um alívio na prótese dela e ela relatou uma melhora muito grande.
3 – Dr Bom Dia,
Após 4 meses colocado o pino do implante finalmente na terça feira da semana passada dia 02/02 coloquei a porcelana. Porém, no dia foi necessário abrir um pouco mais da gengiva, fazer diversos ajustes, para ser sincero foi bem traumático. No mesmo dia quando cheguei tive que tomar remédio de tanta dor que eu senti. Porém no outro dia estava bem melhor a dor. O que mais me preocupa é que dês do dia 02 a região gengival envolta deste implante dentário está bem dolorida , quando eu toco ou quando mastigo algo sinto dolorido, ontem voltei no meu dentista e ele informou ser normal que houve muita manipulação da gengiva, é normal ? Se sim, quanto tempo ainda vai ficar dolorido?
Resposta: Bom dia,
A gengiva, em condições normais e de saúde, depois que é manipulada e com uso de anti-inflamatórios, não leva mais do que 3 dias para cessar a dor. Se a dor persistir além desse período de tempo, pode ser que algo esteja causando inflamação no tecido. Essa inflamação pode ser causada por placa bacteriana, neste caso é preciso higienizar melhor a região, ou pode estar sendo causada por trauma mecânico, neste caso, o profissional deve adequar a peça para que interrompa essa agressão.
4 – Doutor depois de uma semana que coloquei a prótese sobre o implante comecei a sentir dor toda vez que como algo mais duro exemplo bolacha , salgadinho uma carne. Acha que isso significa a perda do implante ? Ou pode sem uma falha na porcelana ? Toda vez que eu mordo a sensação que a dor é realmente em cima da onde a prótese está parafusada
Boa tarde,
Tudo bem?
Se a prótese estiver com mobilidade, a dor pode está sendo causada pela pressão que ela está fazendo na gengiva, se a prótese não está com mobilidade, pode ser que você tenha perdido o implante dentário, mas isso só poderá ser confirmado com avaliação clínica.
5 – Estou fazendo implante de um protocolo superior e ontem Coloquei o cicatrizador e doeu muito. Hoje ainda está doendo mas um pouco menos. É normal? Posso usar a dentadura por cima do cicatrizador?
Resposta: Bom dia. Sim. Pode usar a dentadura.
E quanto a dor quanto tempo ainda posso sentir?
Resposta: Depende. Se for problema com o implante, até remover o implante, se for pressão na gengiva, até a gengiva acomodar, se for aprisionamento de fluidos dentro da gengiva (Pode ocorrer com cicatrizadores para implante cone Morse), até remover o cicatrizador, fazer uma incisão e colocar de novo. Tem que avaliar para saber o que está causando dor.
6 – Olá! Gostaria de mais informações sobre implantes , fiz minha cirurgia de implante dentário na região da mandíbula, foram colocados dois implantes, um de 7 milímetros e um de 4 milímetros, depois de três dias da cirurgia a dor ainda é persistente. É normal ?
Doutor: Bom dia! Alguns pacientes sentem dor por um tempo mais prolongado que outros. Quais medicamentos você está tomando?
7 – Existe remédio caseiro para implante dentário inflamado?
Doutor: Não. Se os tecidos ao redor do implante estiverem inflamados, muito provavelmente é devido a um processo infeccioso que deve ser investigado. Se for por infiltração entre o pilar protético e o implante, a prótese deverá ser removida para investigação da região e adequação para facilitar a higiene. Se for pela presença de placa e calculo ao rodor do implante, este deverá ser limpo e avaliado e o paciente deverá receber orientação de higiene. Se a perda óssea foi grande, o implante deverá ser removido.
8 – Olá! Gostaria de mais informações. Hoje faz 7 dias que fiz um protocolo no sistema de Carga Imediata. No segundo dia, houve um descanso, no quarto dia foram realizados testes da prótese e sua colocação, mas ainda sinto muitas dores, uma pressão tipo peso, especialmente nas gengivas, mandíbula e maxilar. Fui ao dentista verificar, ele disse que é normal, mas que podem ser aftas. No entanto, as dores são intensas. Ele retirou a prótese e houve um alívio imediato, mas as dores continuam, principalmente quando faço bochechos com Periogard, o que dói muito, mas depois alivia. Tomei um remédio para afta, o qual aliviou muito as dores. Além disso, estou tomando um remédio anti-inflamatório chamado Spidufen, que suspenderei no sétimo dia, mas tem ajudado bastante. Também estou usando amoxicilina e paracetamol. Faço bochechos com Periogard 2 vezes ao dia. É normal continuar com essas dores nas gengivas, céu da boca, debaixo da língua e até na área do pino de um lado? Coloco o remédio para afta, mas as dores demoram a aliviar. Será que isso é devido ao processo de cicatrização?
Doutor: Você está usando dentaduras?
Não
Doutor: São poucos os pacientes que relatam dores após 7 dias da instalação dos implantes. A grande maioria ou não sente dor, ou ela cessa em poucos dias. Precisaria fazer uma avaliação clínica para fechar um diagnóstico.
9 – Fiz 3 implantes dentários e estou sentindo dor no próximo do canino (acho que é primeiro molar). A dentista pediu para eu fazer uma panorâmica e disse que está tudo ok, mas quando ela tira o cicatrizador para provar a coroa sinto uma dor terrível. Ela me disse que é porque esse implante ficou muito fundo. Gostaria de saber se o senhor atende em Campinas e como faço pra agendar uma consulta. Obrigada.
Doutor: Tem rx?
Doutor: Por esse rx não é possível afirmar se é implante com hexágono externo ou interno. Só é possível afirmar que não é cone morse que é o tipo que apresenta baixíssimos índices de insucesso. Tanto o hexágono externo quanto o hexágono interno apresentam índices de insucesso bem elevados. O que provavelmente está ocorrendo é que a coroa tem um diâmetro muito maior do que os cicatrizadores e, na hora de parafusá-las, elas pressionam muito a gengiva e causa essa dor.
10 – Olá! Gostaria de saber se posso tomar antiinflamatório depois da abertura da gengiva e colocação dos pinos. Fiz a 4 dias e a gengiva, principalmente na frente está muito dolorida e latejando…
Dutor: Bom dia! Infelizmente não posso prescrever medicamentos sem você passar em consulta. Recomendo a Sra perguntar para o seu dentista. Ele sabe as condições de saúde da Sra. Tomar antiinflamatório sem avaliação pode ser perigoso se a Sra tiver problemas de estômago ou rins.
11 – Dr. fiz implante teve descanso de quase 5 meses pra colocar a prótese, dente unitário. 3 dias depois de colocar prótese ela está folgada, “sambando na boca”, até passando a língua ela meche, o médico colocou uma obturação que caiu toda e tô com mal hálito, sinto umas pontadas as vezes, é normal? Ele disse que poderia folgar, mas tô com medo desse cheiro, que parece ser de ferro com resto de alimentos.
Doutor: Bom dia! Se foi usado implante com hexagono externo, isso acontece com bastante frequência.
O que mais me preocupa é as pontadas de vez em quando. Pode ser perda do implante?
Se a inflamação estiver muito avançada, sim, mas não tenho como confirmar sem um rx.
Não tem inflamação, nem secreção, só doeu um pouco no dia de colocar pela pressão do parafusamento, ficou dolorido, mas já passou. Isso foi na quinta-feira
Doutor: Inflamação é diferente de infecção aguda, se está movimentando, tem infiltração de bactérias, se tem infiltração de bactérias, tem inflamação.
12 – Fiz um implante na arcada inferior e algum tempo depois ocorreu a quebra desse implante. Procurei o dentista responsável pelo implante e este não conseguiu retirar o implante. Ele usou uma espécie de alicate que ficou no pino e dava uns torques tentando sacar o implante do osso.
Fiquei com dor no local do implante. Resolvi procurar outro dentista implantologista que realizou um RX periapical e constatou que o pino do implante quebrado estava muito próximo do nervo e aplicar uma outra técnica ( serra copo) para retirar o pino do implante quebrado poderia atingir o nervo e causar uma paralisia.
A opção foi abandonar o pino do implante quebrado e realizar mais dois implantes no local para colocação de uma prótese sobre implante. Um dos dentes ao lado do implante quebrado foi extraído, pois já estava comprometido. Um dos pinos foi fixado no osso em um determinado ângulo.
Depois da fixação dos novos implantes, foi colocada a prótese sobre implante. Porém passado alguns anos desse procedimento ainda sinto um desconforto no local. Não há sangramento, fístula ou pus. Mas sempre que toco no local sinto um desconforto. O que pode estar acontecendo? Obrigado
Quando me refiro a tocar no local, significa tocar na gengiva ao redor da região do implante abandonado. Ainda sinto dor , apesar de já ter passado alguns anos do procedimento. Obrigado
Doutor: Bom dia! Pode ser que o osso ou a gengiva não cobriram completamente o implante e ainda exista uma comunicação entre o meio externo e o implante. Se existir, pode estar entrando bactérias, dessa forma a gengiva inflama e dói, mas para confirmar, somente com uma avaliação clínica.
13 – Bom dia Doutor. Fiz extração e implante no mesmo dia a exatamente 20 dias. Toda cicatrização ocorrendo como esperado. Fui em todos retornos, tirei os pontos… e em mais um retorno de rotina (20 dias após cirurgia) somente para o profissional avaliar. Não havia, edema, dor , nem sangramento… Ao consultar somente relatei sentir uma leve sensibilidade quando ele tocou no pino com instrumento.
Então Ele “conectou” uma peça no parafuso e ao remover me disse que o parafuso não estava fixado no osso. Disse Que saiu inteiro e sem esforço e que estaria sendo sustentado apenas pela gengiva. Contudo eu senti dor no momento em que ele tirou (dor como se tivesse arrancando um dente) como saber se foi erro médico?!
Doutor: Boa tarde! Tudo bem? Infelizmente não tem como saber. 5% de todos os implantes feitos de forma convencional são perdidos. Para carga imediata, que parece ser o seu caso, o índice de insucesso aumenta bastante.
Fiz 2 implantes . No mesmo dia. Uma superior e outro inferior. O inferior que ele não mexeu está perfeito. Meu exames hemograma e vitaminas ok. Não havia nenhuma reação na área.
Doutor: Se o implante dentário não teve um bom travamento no osso no dia da instalação isso aumenta muito o risco de perda. Independente da sua saúde estar ok.
E esse travamento no osso é algo inesperado mesmo. Ou a habilidade médica é fator que conta? Agradeço estar me repondendo. Vou te enviar meu último raio X antes de ter retirado o parafuso.
Doutor: A habilidade conta mas, às vezes, o osso é tão poroso que mesmo os mais experientes não conseguem travar bem.
14 – Queria te fazer uma pergunta fiz um implante em um dente só na frente e agora depois de 1 ano e meio ele começou dar umas fisgadas e estou com um pouco de dor no local, ele não sai sangue e nada. Não sinto também ele mexer, só estou com dor nele mesmo. Mais passo o fio normalmente e escova. No escovar já da pra ver se está um pouco dolorido.
Doutor: Pode ser somente inflamação na gengiva ou, pode ser que o implante esteja perdido. Para fechar diagnóstico, teria que fazer uma avaliação clínica. Se for só inflamação na gengiva e foi feita uma prótese parafusada diretamente no implante, se colocar um intermediário (uma peça que fica entre o implante e a coroa) pode ser que melhore. Se tiver um problema no implante, como infecção por exemplo, dificilmente dá para salvar.
Dor no implante dentário após meses ou anos