Dor no implante

Dor no Implante Dentário

A dor no implante dentário pode ocorrer, basicamente, por 5 motivos: Mucosite (inflamação na mucosa) ao redor do cicatrizador, mucosite ao redor da prótese, peri-implantite (infecção ao redor do implante), mobilidade por ausência de osseointegração (quando não ocorre a cicatrização óssea ao redor do implante) e hiperestesia (dor causada pelo pressionamento do nervo alveolar inferior)

 

1 – Mucosite ao redor do cicatrizador:

Às vezes, o cicatrizador solta e isso pode ocasionar migração de bactérias para o espaço entre o cicatrizador e o implante. Essa contaminação causa inflamação da gengiva e, consequentemente, dor. Solução: Remover o cicatrizador, limpar a região e apertar novamente.

 

2 – Mucosite ao redor da prótese:

Neste caso, a pessoa tem inflamação na mucosa ao redor dos implantes causada pela mobilidade ou falta de adaptação da prótese mas não apresenta perda óssea importante. Essa movimentação e ou desadaptação permite que fluidos orais contaminados entrem no espaço entre o pilar e o implante, é esse fluido que contém bactérias que causa a inflamação da gengiva e dor. Dentro desse grupo, o simples aperto do parafuso e ajuste oclusal (desgaste da coroa se esta estiver alta), na grande maioria das vezes, resolve o problema momentaneamente. A questão é: até quando? Porque esses sistemas (implantes com hexágono externo e interno) têm alto índice de afrouxamento do parafuso e alto índice de contaminação das conexões, por isso, sempre recomendo o uso de implantes com baixíssimo índice de afrouxamento de parafusos e estabilidade e precisão das conexões: os implantes cone morse.

Se o problema não foi resolvido com o aperto do parafuso, muito provavelmente a região está contaminada e pode-se tentar solucionar usando um intermediário (peça que fica entre o implante e a prótese). O intermediário é muito mais preciso que a Ucla (componente muito usado para próteses parafusadas mas que apresenta altíssimo índice de contaminação e afrouxamento do parafuso). Porém, mesmo assim, isso não é o ideal.

 

 

3 – Peri-implantite

Ocorre quando a infecção avança e começa a ocorrer perda óssea. Normalmente ocorre também migração (deslocamento) da gengiva e exposição das espiras do implante, o que ocasiona mais contaminação, mais infecção, mais perda óssea e problemas estéticos já que o metal do implante fica exposto. Se não tratado, poderá ocorrer perda do implante. Falei “se não tratado” porém, o tratamento é paliativo, tem que ser feito com frequência e a higiene da região tem que ser impecável para a doença não avançar mais. O problema é que não tem volta. Nem com enxerto de gengiva.

 

4 – Mobilidade por ausência de ósseointegração

Ocorre com bastante frequência quando o implante não tem um bom travamento primário (não fica bem firme no osso na hora da instalação) ou sofre carga antes de ocorrer a integração com o osso, o que acontece nas cargas imediatas (quando se coloca o implante e a prótese em um curto espaço de tempo).

Como não ocorre fixação do osso no implante, este fica com mobilidade e isso pode acarretar dor. A solução é remover, curetar bem os tecidos moles e instalar novamente um com diâmetro maior se tiver osso suficiente para isso. Se não tiver, precisa-se aguardar 3 meses para a cicatrização óssea e instalar um novo implante.

 

5 – Hiperestesia (dor causada pelo pressionamento do nervo alveolar inferior).

Solução: Remoção do implante.

 

 

Dor no Implante Dentário após Meses

 

Pode aparecer dor no implante dentário após meses da sua instalação pelos seguintes motivos:

 

1 – Mucosite ao redor do implante por ausência de higienização.

Solução: Melhorar a higienização.

 

2 – Mucosite por falta de condições para que o paciente consiga higienizar adequadamente.

Solução: O profissional deve criar as condições para que o paciente consiga higienizar. Isso acontece com muita frequência em protocolos com pouce espaço entre a gengiva e a prótese. O dentista deve aumentar esse espaço para que a pessoa consiga introduzir uma escova interdental e para que o jato de água consiga remover a placa bacteriana adequadamente.

 

3 – Peri-implantite

Ocorre quando existe contaminação das espiras do implante e perda óssea. Se o processo avançar, o implante terá mobilidade e deverá ser removido.

 

Perguntas feitas na internet sobre dor no implante dentário

 

1 – É normal sentir dor no implante dentário após anos?

Resposta: Não é raro, mas, na grande maioria das vezes tem solução. As causas mais comuns que levam as pessoas a sentirem dor no implante dentário após anos são: mucosite (inflamação da mucosa ao redor do implante) e peri-implantite (doença causada pelo acúmulo de bactérias ao redor do implante).

O tratamento da mucosite reside em:

  • Remover a prótese, criar condições para a higienização (se esta não estiver presente, o que consiste, na grande maioria das vezes, em criar espaços para que o paciente possa entrar com fio dental, escova interdental e para que o jato de água consiga acessar a região)
  • Orientar o paciente quanto aos métodos de higiene.

O tratamento da peri-implantite reside em raspar a superfície do implante com curetas especiais, porém, o osso perdido não será totalmente recuperado, então, deve se avaliar a viabilidade do implante, se pode ser proservado (acompanhado) ou se deve ser removido.

 

2 – É normal sentir desconforto após a colocação das porcelanas nos implantes?

Resposta: Sim, isso pode ocorrer, mas deve passar em alguns minutos.

No curto prazo, pode ser que a porcelana esteja pressionando a gengiva, neste caso, deve passar com o tempo.

Mas se a dor aparecer no longo prazo, pode ser que a adaptação da coroa com o implante não seja perfeita e esteja infiltrando (entrando fluidos orais com bactérias) e causando inflamação e dor na gengiva. Neste caso, deve-se se usar um intermediário para minimizar o problema. Nunca devemos parafusar a coroa diretamente no implante, sempre devemos usar uma peça entre a coroa e o implante chamada intermediário.

 

3 – É normal sentir dor latejante após a instalação de implante dentário?

Resposta: Pelo menos no nosso consultório, pouquíssimos pacientes relatam dor após a instalação de implante dentário. No seu caso, se você está tomando todos os medicamentos corretamente, pode ser que o implante esteja enconstando na raíz do dente do lado, mas isso só poderá ser confirmado através de radiografia. Se for constatado isso mesmo, o implante deverá ser removido.

 

4 – Quanto tempo um implante dentário fica dolorido?

Resposta: Na grande maioria dos casos, no nosso consultório, o paciente não sente dor após a instalação de implante. Porém, em alguns casos, eles sentem e fica dolorido por 2 ou 3 dias. Raríssimas vezes fica dolorido por mais tempo que isso. Se esse for o seu caso, seria bom marcar consulta com seu dentista para avaliar o que pode estar acontecendo. O último caso que tivemos, por exemplo, a paciente relatou dor mesmo após 5 ou 6 dias após a cirurgia. Então, removemos os pontos no sétimo dia e fizemos um alívio na prótese dela e ela relatou uma melhora muito grande.

 

5 – Estou com pus no implante dentário. O que devo fazer?

Doutor: Pus é um dos sinais da infecção. A infecção ao redor do implante pode ter sido causada por placa bacteriana e cálculo (tártaro).

Se a perda óssea foi pequena, o profissional deve limpar a superfície e lhe orientar para uma correta higiene, o osso perdido não será recuperado, porém, é possivel proservar (acompanhar para verificar se há estabilidade).

Se a perda óssea foi grande, muito provavelmente você perdeu seu implante.

 

6 – Olá boa tarde, fiz em dezembro de 2017 implante três pinos e colocação de 05 coroas, com enxerto ósseo, na parte superior, dentes da frente. o processo de demorou 01 ano até a finalização da prótese, entretanto, embora todos os exames de imagem mostrem que a osseointegração esteja perfeita, eu desde o começo relato para a dentista um desconforto, uma dorzinha incomoda e as vezes um latejamento, a impressão que dá é que entra ar em 01 dos pinos,; a minha pergunta é poderia ser problemas de algum dos componentes, ou parafusos já que os pinos estão muito bem colocados e osteo integrados?

 

Resposta: Bom dia, tudo bem? Basicamente podem ser três coisas: 1 – Placa bacteriana e consequentemente inflamação na gengiva, neste caso precisaria investir um tempo maior na higiene ou, se você não está conseguindo higienizar, pedir para o seu dentista melhorar as condições locais para que você consiga. 2 – Problema no pilar protético, se for esse o caso, o dentista tem que tentar solucionar o problema do pilar atual ou trocar o pilar por um mais adequado para a região. 3 – Não osseointegração do implante. Neste caso não tem jeito. Tem que remover o implante, esperar a cicatrização óssea e instalar outro.

 

7 – Dr Bom Dia,

Após 4 meses colocado o pino do implante finalmente na terça feira da semana passada dia 02/02 coloquei a porcelana. Porém, no dia foi necessário abrir um pouco mais da gengiva, fazer diversos ajustes, para ser sincero foi bem traumático. No mesmo dia quando cheguei tive que tomar remédio de tanta dor que eu senti. Porém no outro dia estava bem melhor a dor. O que mais me preocupa é que dês do dia 02 a região gengival envolta deste implante dentário está bem dolorida , quando eu toco ou quando mastigo algo sinto dolorido, ontem voltei no meu dentista e ele informou ser normal que houve muita manipulação da gengiva, é normal ? Se sim, quanto tempo ainda vai ficar dolorido?

Resposta: Bom dia,

A gengiva, em condições normais e de saúde, depois que é manipulada e com uso de anti-inflamatórios, não leva mais do que 3 dias para cessar a dor. Se a dor persistir além desse período de tempo, pode ser que algo esteja causando inflamação no tecido. Essa inflamação pode ser causada por placa bacteriana, neste caso é preciso higienizar melhor a região, ou pode estar sendo causada por trauma mecânico, neste caso, o profissional deve adequar a peça para que interrompa essa agressão.

 

8 – Doutor depois de uma semana que coloquei a prótese sobre o implante comecei a sentir dor toda vez que como algo mais duro exemplo bolacha , salgadinho uma carne. Acha que isso significa a perda do implante ? Ou pode sem uma falha na porcelana ? Toda vez que eu mordo a sensação que a dor é realmente em cima da onde a prótese está parafusada

Boa tarde,

Tudo bem?
Se a prótese estiver com mobilidade, a dor pode está sendo causada pela pressão que ela está fazendo na gengiva, se a prótese não está com mobilidade, pode ser que você tenha perdido o implante dentário, mas isso só poderá ser confirmado com avaliação clínica.

 

9 – Estou fazendo implante de um protocolo superior e ontem Coloquei o cicatrizador e doeu muito. Hoje ainda está doendo mas um pouco menos. É normal? Posso usar a dentadura por cima do cicatrizador?

Resposta: Bom dia. Sim. Pode usar a dentadura.

E quanto a dor quanto tempo ainda posso sentir?

Resposta: Depende. Se for problema com o implante, até remover o implante, se for pressão na gengiva, até a gengiva acomodar, se for aprisionamento de fluidos dentro da gengiva (Pode ocorrer com cicatrizadores para implante cone Morse), até remover o cicatrizador, fazer uma incisão e colocar de novo. Tem que avaliar para saber o que está causando dor.

 

10 – Estou no dentista numa sala de recuperação, ela achou melhor tirar o implante mas não conseguiu porque doeu muito apesar de muita anestesia. tentou por 3 vezes mas a dor foi quase insuportável. Doe dentro quando ela tenta tirar. Dor aguda.

Resposta: Mas é o implante que está com mobilidade?

Ela apertou novamente e agora vai marcar uma cirurgia.

Resposta: A coroa está firme?

Sim, mas é a coroa que estava com mobilidade e o implante está bem fixado.

Resposta: Pela tomografia, o implante está dentro do canal alveolar inferior?

Não.

Resposta: Se for hexágono externo recomendo a remoção mas se for cone morse não.

Não imaginei que doeria mais para tirar do que para colocar.

Resposta: Ela anestesiou bastante? Lá atrás e no local?

É hexágono externo.

Resposta: Recomendo a remoção por conta dos outros problemas que ele causa. Dá muito problema de afrouxamento de parafuso e inflamação na gengiva.

Agora resta saber como ela vai conseguir remover. Toda vez que ela tentava remover a dor era muito forte.

Resposta: Depois que ela anestesiou lá atrás dele, você sentiu alguma diferença na região do lábio?

Depois de uns 30 minutos ficou anestesiado e parou o formigamento.

Resposta: Isso é um bom sinal. Não deve ter rompido completamente.

Estou achando que a dor que senti possa ser do nervo que está me causando o formigamento do lábio. Estou ainda aqui de repouso e acho que vou pedir para ela tentar novamente. Estou com receio de quebrar o parafuso.

O que você acha? Ou seria melhor deixar para outro dia?

Resposta: Você que sabe a sua disposição. Ela está com tempo para trabalhar tranquila?

Acho que não.

 

11 – Já foi retirado os dois implantes e a dor e latejamento continuam. Só durmo a base de remédios. Vivo de antiinflamatório e o dentista não sabe o q fazer. Não me dá uma solução. Me acabando nos remédios Spidufen, Decadron e lisador. Que faço? Podem me ajudar?

Resposta: Precisaria avaliar. Precisaria ver os exames. Só assim por texto não dá para saber o que fazer. Recomendo ir em outro dentista.

 

12 – Estou com dor na região do implante. O Sr poderia me dar a sua opinião?

dor no implante dentario cone morse apos meses

dor no implante dentario apos meses

dor no implante dentario cone morse em regiao de enxerto apos meses

Doutor: Está conseguindo higienizar bem? Sai sangue quando higieniza?

Consigo higienizar bem. Não sai sangue quando higienizo.

Doutor: A prótese está firme?

Sim, está. Sinto uma secreção durante à noite e minha voz está nasalada.

Doutor: Faça uma consulta com um Bucomaxilofacial e peça para ele fazer a manobra de Valsalva (pedimos para o paciente fechar o nariz e empurrar o ar para fora). Se sair secreção, existe comunicação buco sinusal via enxerto. Veja essa imagem:

 

Na parte escura dentro do círculo parece haver um caminho onde fluidos do seio maxilar podem estar se deslocando para a boca.

Se for confirmada a comunicação buco sinusal, a prótese deve ser cortada na parte de trás da primeira coroa, mantendo a segunda coroa intacta, a estabilidade do implante deve ser avaliada. Em havendo mobilidade, este deverá ser retirado, higienizada a região com clorexidina e depois soro estéril e devem ser feitas suturas na gengiva e prescrito antibiótico.

Você deverá ser acompanhado. Se cessar a secreção depois de algumas semanas, pode ser que o problema esteja resolvido. Após 3 meses, deve se fazer nova tomografia para estudo da viabilidade de instalação de novo implante.

 

13 – Olá! É normal o parafusos da prótese dentária doer?

Doutor: Boa tarde! Não. Não é normal.

O que pode estar acontecendo?

Doutor: Quando você fala “parafuso” acho que você quer dizer implante. Correto?

Eu coloquei uma prótese fixa e os parafusos estão machucando muito a boca só que já tem uns dois anos que coloquei.

Doutor: Os parafusos da prótese só machucam se estiverem para fora da prótese. Sabe se estão?

Não estão

Doutor: Não faz sentido os parafusos da prótese machucarem. Tem certeza que são os parafusos da prótese?

Sim

Doutor: Não faz sentido. Precisaria passar com um profissional para avaliar se é isso mesmo.

 

14 – Fiz enxerto osseo para colocação de implantes para protocolo , estou a 2 anos em tratamento , que nunca dá certo já fiz 6 cirurgia tive 2 infecções no momento tratando com antibioticos. O Sr pode me ajudar?

Doutor: Boa noite! Sugiro que troque de profissional. Procure um que seja professor de alguma faculdade na área de cirurgia. Que tenha boas avaliações no Google.

Obrigada dr. Vou fazer isso eu paguei 32mil reais já fiz 6 tomografia e continuo sem dentes sem poder nem usar a protese , tenho que trabalhar de máscara e não consigo mais me alimentar direito e agora não tenho mais o dinheiro para pagar outro profissional estou desesperada. O meu sonho virou um pesadelo estou com medo de morrer, estou com outra infecção tomando amoxilina+ clavulanato a 5 dias e ainda sinto um pouco de dor.

Doutor: Com relação à infecção, passe com um médico para uma segunda opinião.

Foi o médico que me passou a medicação, já diminuiu bastante a dor, mas ainda sinto uma dor fraca, penso que com 5 dias de antibiótico eu deveria não sentir mais nada, o que vc acha?

Doutor: Infelizmente não tenho como saber a extensão da infecção sem avaliação clpinica para lhe falar. Mas volte ao médico imediatamente em caso de febre.

Obrigada eu vou agora ao médico

 

15 – Olá! Gostaria de mais informações sobre implantes , fiz minha cirurgia de implante dentário na região da mandíbula, foram colocados dois implantes, um de 7 milímetros e um de 4 milímetros, depois de três dias da cirurgia a dor ainda é persistente. É normal ?

Doutor: Bom dia! Alguns pacientes sentem dor por um tempo mais prolongado que outros. Quais medicamentos você está tomando?

 

16 – Ano passado fiz a colocação do pino e esse ano eu coloquei a coroa. Só que após eu colocar a coroa, eu comecei a sentir fortes dores no ouvido, voltei no dentista, ele fez ajustes e colocou a coroa no lugar de novo. Só que mesmo assim, continuei a sentir fortes dores do ouvido, gengiva e implante. Daí ele retirou o implante. Só que ainda continuo sentindo dores na região. O que pode estar acontecendo.

Doutor: Você tem o rx?

Sim:

dor no implante dentário e no ouvido

 

Doutor: Infelizmente não consigo fechar o diagnóstico somente com essa imagem. Teria que fazer uma avaliação clínica.

 

17 – Existe remédio caseiro para implante dentário inflamado?

Doutor: Não. Se os tecidos ao redor do implante estiverem inflamados, muito provavelmente é devido a um processo infeccioso que deve ser investigado. Se for por infiltração entre o pilar protético e o implante, a prótese deverá ser removida para investigação da região e adequação para facilitar a higiene. Se for pela presença de placa e calculo ao rodor do implante, este deverá ser limpo e avaliado e o paciente deverá receber orientação de higiene. Se a perda óssea foi grande, o implante deverá ser removido.

 

18 – Olá! Gostaria de mais informações. Hoje faz 7 dias que fiz um protocolo no sistema de Carga Imediata. No segundo dia, houve um descanso, no quarto dia foram realizados testes da prótese e sua colocação, mas ainda sinto muitas dores, uma pressão tipo peso, especialmente nas gengivas, mandíbula e maxilar. Fui ao dentista verificar, ele disse que é normal, mas que podem ser aftas. No entanto, as dores são intensas. Ele retirou a prótese e houve um alívio imediato, mas as dores continuam, principalmente quando faço bochechos com Periogard, o que dói muito, mas depois alivia. Tomei um remédio para afta, o qual aliviou muito as dores. Além disso, estou tomando um remédio anti-inflamatório chamado Spidufen, que suspenderei no sétimo dia, mas tem ajudado bastante. Também estou usando amoxicilina e paracetamol. Faço bochechos com Periogard 2 vezes ao dia. É normal continuar com essas dores nas gengivas, céu da boca, debaixo da língua e até na área do pino de um lado? Coloco o remédio para afta, mas as dores demoram a aliviar. Será que isso é devido ao processo de cicatrização?

Doutor: Você está usando dentaduras?

Não

Doutor: São poucos os pacientes que relatam dores após 7 dias da instalação dos implantes. A grande maioria ou não sente dor, ou ela cessa em poucos dias. Precisaria fazer uma avaliação clínica para fechar um diagnóstico.

19 – Fiz 3 implantes dentários e estou sentindo dor no próximo do canino (acho que é primeiro molar). A dentista pediu para eu fazer uma panorâmica e disse que está tudo ok, mas quando ela tira o cicatrizador para provar a coroa sinto uma dor terrível. Ela me disse que é porque esse implante ficou muito fundo. Gostaria de saber se o senhor atende em Campinas e como faço pra agendar uma consulta. Obrigada.

Doutor: Tem rx?

dor-no-implante-dentario

 

Doutor: Por esse rx não é possível afirmar se é implante com hexágono externo ou interno. Só é possível afirmar que não é cone morse que é o tipo que apresenta baixíssimos índices de insucesso. Tanto o hexágono externo quanto o hexágono interno apresentam índices de insucesso bem elevados. O que provavelmente está ocorrendo é que a coroa tem um diâmetro muito maior do que os cicatrizadores e, na hora de parafusá-las, elas pressionam muito a gengiva e causa essa dor.

 

20 – Olá! Gostaria de saber se posso tomar antiinflamatório depois da abertura da gengiva e colocação dos pinos. Fiz a 4 dias e a gengiva, principalmente na frente está muito dolorida e latejando…

Dutor: Bom dia! Infelizmente não posso prescrever medicamentos sem você passar em consulta. Recomendo a Sra perguntar para o seu dentista. Ele sabe as condições de saúde da Sra. Tomar antiinflamatório sem avaliação pode ser perigoso se a Sra tiver problemas de estômago ou rins.

 

21 – Tudo bem dr? Minha mãe fez um implante dia 26/09 e está com queixa de dor na parte inferior. Já retornou no consultório, dentista falou que está normal. Porém ela continua com queixa de dor. Ela está reclamando que o dente parece estar inflamado.

Doutor: Boa tarde! Ela tomou todos os medicamentos?

Sim. Esses são os últimos rx que ela fez:

dor-no-implante-dentario
Dentista falou que é normal doer mais na parte de baixo pq o procedimento foi mais invasivo, não entendi mto bem mas parece que serrou a gengiva para abrir.

Doutor: Qual deles está doendo?

Os de baixo. Ela reclama que doem todos

Doutor: Ela tomou todos os medicamentos corretamente?

Ela tomou só na primeira semana. Antibiótico e antiinflamatório.

Doutor: A única coisa que consigo ver é que os implantes estão muito próximos dos dentes. Se eles estiverem tocando nas raízes, pode ser essa a causa. As tampinhas estão bem limpas? Ela está escovando?

Estão, agora ela está limpando melhor

 

21 – Boa noite, gostaria de perguntar que exames devo fazer para identificar o que está ocorrendo com implante que fiz em junho, foi colocada a prótese em outubro e até hoje sinto leve incômodo no dente. Poderia me ajudar? Já voltei várias vezes ao dentista, desde o implante, mas a dor persiste e creio que ele não conseguirá me ajudar a resolver. Preciso de uma indicação de como proceder, se possível. Desde já, agradeço atenção. Obrigada.

Doutor: Boa noite. É prótese unitária ou são vários implantes e vários dentes?

É unitária, dente inferior, lado esquerdo. Segundo de trás para frente.

Doutor: Está com mobilidade?

Não, parece bem fixado.

Doutor: Você tenta movimenta-lo mas está bem firme. É isso?

Sim

Doutor: Provavelmente é um problema só na gengiva mesmo. Menos mal. Sabe qual implante foi colocado?

O incômodo não é na gengiva. É na base interna, parece. O implante foi feito em 20 junho 2023 e prótese colocada em final de setembro.

Doutor: A dor é profunda. É isso?

Poderia me dizer se devo fazer uma ressonância, por favor? É um incômodo, leve dor. E desde que o implante foi feito sinto o dente imediatamente lateral (3o de trás para frente) sensível, como se estivesse sendo pressionado.

Doutor: Se for um pequeno truma no dente de trás, só por estar pressionando, deve passar logo, senão, devemos investigar outras causas.

São 3 sintomas de qur algo não está 100%:

Tenho dor que irradia da orelha até pescoço e face.

O segundo sintoma é este dente sensível.

O terceiro sintoma apareceu após a instalação da prótese e é esta leve dor que me faz lembrar do implante.

Doutor: Alguma alteração no lábio?

Não, nenhuma no lábio.

Doutor: Menos mal.

Tenho radiografia anterior ao implante, somente.

Doutor: Precisaria ver pelo menos o RX de agora.

Somente rx ajudaria? Ou seria melhor fazer uma tomografia, ressonância, outro exame?

Doutor: Por enquanto, somente o RX mesmo.

Lado esquerdo inferior

dor-no-implante-dentario
Doutor: Pela radiografia, não é possível afirmar que exista algo de errado com o implante, não pegou raiz, não pegou o nervo. Agora precisaria da tomografia para verificar se não perfurou a tábua óssea lingual.

Doutor: Você havia dito que tinha instalado a prótese. Mas não instalou. Esse cicatrizador chegou a sair e ela teve que apertar novamente?

Acho q não temos foto do implante e prótese. Faço ? Não saiu cicatrizador, não precisou apertar novamente.

Doutor: Sabe se a prótese foi parafusada direto no implante ou se foi usada alguma peça intermediária?

Acho que direto no implante, mas comentou que ela pode ser desparafusada, se necessário.

Doutor: Esse tipo de prótese apresenta esse tipo de problema com bastante frequência.

O que costuma ocorrer, Dr.?

Doutor: Muito pressão na gengiva e dor

O Sr. Aconselha eu fazer outros exames?

Doutor: Tomografia. Se não houve perfuração da tábua óssea lingual, tudo indica que teria que colocar um pilar intermediário. Se realmente não foi colocado.

 

22 – Dr. fiz implante teve descanso de quase 5 meses pra colocar a prótese, dente unitário. 3 dias depois de colocar prótese ela está folgada, “sambando na boca”, até passando a língua ela meche, o médico colocou uma obturação que caiu toda e tô com mal hálito, sinto umas pontadas as vezes, é normal? Ele disse que poderia folgar, mas tô com medo desse cheiro, que parece ser de ferro com resto de alimentos.

Doutor: Bom dia! Se foi usado implante com hexagono externo, isso acontece com bastante frequência.

O que mais me preocupa é as pontadas de vez em quando. Pode ser perda do implante?

Se a inflamação estiver muito avançada, sim, mas não tenho como confirmar sem um rx.

Não tem inflamação, nem secreção, só doeu um pouco no dia de colocar pela pressão do parafusamento, ficou dolorido, mas já passou. Isso foi na quinta-feira

Doutor: Inflamação é diferente de infecção aguda, se está movimentando, tem infiltração de bactérias, se tem infiltração de bactérias, tem inflamação.

 

 

Compartilhar:

Comentários no Facebook