Dor na Gengiva

As 3 causas mais comuns de dor na gengiva

As causas mais comuns de dor na gengiva são:

  • Gengivite (inflamação da gengiva por, na grande maioria das vezes, placa bacteriana). Tratamento: Melhora da higiene oral, limpeza e remoção de possíveis agentes causais por um profissional.
  • Mucusite (inflamação da gengiva ao redor dos implantes ou cicatrizadores). Se a prótese estiver ok: Tratamento: Limpeza profissional, criação de condições para o paciente limpar e orientação de higiene. Se a prótese não estiver bem adaptada: Refazer a prótese.
  • Trauma causado por falta de ponto de contato. Tratamento: Refazer a coroa ou restauração para fechar o ponto de contato.

Perguntas feitas na internet sobre dor na gengiva

 

1 – Olá! Gostaria de saber se posso tomar antiinflamatório depois da abertura da gengiva e colocação dos pinos. Fiz a 4 dias e a gengiva, principalmente na frente está muito dolorida e latejando…

Doutor: Bom dia! Infelizmente não posso prescrever medicamentos sem você passar em consulta. Recomendo a Sra perguntar para o seu dentista. Ele sabe as condições de saúde da Sra. Tomar antiinflamatório sem avaliação pode ser perigoso se a Sra tiver problemas de estômago ou rins por exemplo.

 

2 – Boa noite, gostaria de perguntar que exames devo fazer para identificar o que está ocorrendo com implante que fiz em junho, foi colocada a prótese em outubro e até hoje sinto leve incômodo no dente. Poderia me ajudar? Já voltei várias vezes ao dentista, desde o implante, mas a dor persiste e creio que ele não conseguirá me ajudar a resolver. Preciso de uma indicação de como proceder, se possível. Desde já, agradeço atenção. Obrigada.

Doutor: Boa noite. É prótese unitária ou são vários implantes e vários dentes?

É unitária, dente inferior, lado esquerdo. Segundo de trás para frente.

Doutor: Está com mobilidade?

Não, parece bem fixado.

Doutor: Você tenta movimenta-lo mas está bem firme. É isso?

Sim

Doutor: Provavelmente é um problema só na gengiva mesmo. Menos mal. Sabe qual implante foi colocado?

O incômodo não é na gengiva. É na base interna, parece. O implante foi feito em 20 junho 2023 e prótese colocada em final de setembro.

Doutor: A dor é profunda. É isso?

Poderia me dizer se devo fazer uma ressonância, por favor? É um incômodo, leve dor. E desde que o implante foi feito sinto o dente imediatamente lateral (3o de trás para frente) sensível, como se estivesse sendo pressionado.

Doutor: Se for um pequeno truma no dente de trás, só por estar pressionando, deve passar logo, senão, devemos investigar outras causas.

São 3 sintomas de qur algo não está 100%:

Tenho dor que irradia da orelha até pescoço e face.

O segundo sintoma é este dente sensível.

O terceiro sintoma apareceu após a instalação da prótese e é esta leve dor que me faz lembrar do implante.

Doutor: Alguma alteração no lábio?

Não, nenhuma no lábio.

Doutor: Menos mal.

Tenho radiografia anterior ao implante, somente.

Doutor: Precisaria ver pelo menos o RX de agora.

Somente rx ajudaria? Ou seria melhor fazer uma tomografia, ressonância, outro exame?

Doutor: Por enquanto, somente o RX mesmo.

Lado esquerdo inferior

dor-no-implante-dentario
Doutor: Pela radiografia, não é possível afirmar que exista algo de errado com o implante, não pegou raiz, não pegou o nervo. Agora precisaria da tomografia para verificar se não perfurou a tábua óssea lingual.

Doutor: Você havia dito que tinha instalado a prótese. Mas não instalou. Esse cicatrizador chegou a sair e ela teve que apertar novamente?

Acho q não temos foto do implante e prótese. Faço ? Não saiu cicatrizador, não precisou apertar novamente.

Doutor: Sabe se a prótese foi parafusada direto no implante ou se foi usada alguma peça intermediária?

Acho que direto no implante, mas comentou que ela pode ser desparafusada, se necessário.

Doutor: Esse tipo de prótese apresenta esse tipo de problema com bastante frequência.

O que costuma ocorrer, Dr.?

Doutor: Muito pressão na gengiva e dor

O Sr. Aconselha eu fazer outros exames?

Doutor: Tomografia. Se não houve perfuração da tábua óssea lingual, tudo indica que teria que colocar um pilar intermediário. Se realmente não foi colocado.

 

3 – Estou cansada de tomar Deocil ou remédios para dores. Não aguento mais. Tenho 20 anos e nunca tive essa dor intensa. Será que é gengivite?

Doutor: Bom dia,

Se for gengivite, esses remédios não curam. O que cura gengivite é uma excelente higienização, limpeza profissional e remoção de cáries se tiver. Gengivite também pode ocorrer por alteração de hormônios, como na gravidez por exemplo. Mas, para um diagnóstico preciso, você precisa passar com um periodontista.

 

4 – É normal sentir desconforto na gengiva após a colocação das porcelanas nos implantes?

Doutor: Sim, isso pode ocorrer, mas deve passar em alguns minutos.

No curto prazo, pode ser que a porcelana esteja pressionando a gengiva, neste caso, deve passar com o tempo.

Mas se a dor aparecer no longo prazo, pode ser que a adaptação da coroa com o implante não seja perfeita e esteja infiltrando (entrando fluidos orais com bactérias) e causando inflamação e dor na gengiva. Neste caso, deve-se se usar um intermediário para minimizar o problema. Nunca devemos parafusar a coroa diretamente no implante dentário, sempre devemos usar uma peça entre a coroa e o implante chamada intermediário.

Compartilhar:

Comentários no Facebook