Você está insatisfeito com a cor dos seus dentes? Um clareamento dental pode resolver. Se os seus dentes estão íntegros, saudáveis e alinhados, mas você não está satisfeito com a cor deles, você pode fazer um tratamento rápido e seguro que se chama clareamento dental. Este tratamento é realizado utilizando-se moldeiras de silicone e um gel clareador. O tratamento é realizado em casa e, após 1 ou 2 semanas, percebe-se o resultado.
Os géis configuram atualmente a principal e mais segura forma de auto aplicação dos agentes para clareamento. É necessária a prescrição e o acompanhamento do profissional durante todo o processo. Pode ser encontrado o peróxido de carbamida a 10%, 16 ou 22% e o peróxido de hidrogênio de 4% a 37%.
Géis clareadores de tratamento caseiro:
Vantagens: baixo custo, fácil execução, eficiente, seguro e com efeito durador.
Desvantagens: moldagem e maior tempo para clarear.
Sistemas clareadores contendo cálcio:
A inclusão de compostos contendo cálcio tem objetivo de prevenir a perda de minerais, aumentar a microdureza do esmalte produzida por agentes clareadores, manter o pH elevado e estável de 8 a 9 e reduzir a sensibilidade.
- Sistemas Com Peróxido de hidrogênio 35% com cálcio: Auto-catalisado; Pré-dosadas em seringas acopláveis; Gluconato de cálcio; 40 minutos( 35%).
Recomendações para clareamento dental em adolescentes:
- Deve ser realizado acompanhamento profissional, respeitar a idade mínima de 13 anos e é esperado algum desconforto decorrente do clareamento, em caso de sensibilidade o clareamento pode ser adiado, utilizar fluoreto de sódio neutro minimiza a sensibilidade.
- Realizar a higiene bucal cerca de 30 minutos antes
- Reforçar que o clareamento não substitui a higiene bucal
- O momento de parar é quando a pessoa está satisfeita com o resultado ou após 3 semanas de uso orientado.
- Não ingerir alimentos com cores fortes imediatamente após retirar a moldeira. Aguardar o dia seguinte quando a alimentação poderá ser normal.