dor no implante dentário após meses ou anos

Dor no Implante Dentário após Meses

Pode aparecer dor no implante dentário após meses da sua instalação pelos seguintes motivos:

 

1 – Mucosite (inflamação da gengiva) ao redor do implante por ausência de higienização.

As bactérias que se acumulam ao redor do cicatrizador ou implante podem causar mucosite e, com isso, você pode sentir dor na gengiva.

Solução: Melhorar a higienização.

 

2 – Mucosite por falta de condições para que o paciente consiga higienizar adequadamente.

Solução: O profissional deve criar as condições para que o paciente consiga higienizar. Isso acontece com muita frequência em protocolos com pouce espaço entre a gengiva e a prótese. O dentista deve aumentar esse espaço para que a pessoa consiga introduzir uma escova interdental e para que o jato de água consiga remover a placa bacteriana adequadamente.

 

3 – Peri-implantite

Ocorre quando existe contaminação das espiras do implante e perda óssea. Se o processo avançar, o implante terá mobilidade e deverá ser removido.

 

4 – Fratura do implante ou pilar protético

Pode ocorrer dor no implante dentário após anos se o implante ou pilar protético fraturarem. A dor é causada pela inflamação da região devido a infiltração de bactérias na fenda da fratura.

 

 

Perguntas feitas na internet sobre dor no implante dentário após meses

 

1 – É normal sentir dor no implante dentário após meses?

Resposta: Não é raro, mas, na grande maioria das vezes tem solução. As causas mais comuns que levam as pessoas a sentirem dor no implante dentário após meses são: mucosite (inflamação da mucosa ao redor do implante) e peri-implantite (doença causada pelo acúmulo de bactérias ao redor do implante).

O tratamento da mucosite reside em:

  • Remover a prótese, criar condições para a higienização (se esta não estiver presente, o que consiste, na grande maioria das vezes, em criar espaços para que o paciente possa entrar com fio dental, escova interdental e para que o jato de água consiga acessar a região)
  • Orientar o paciente quanto aos métodos de higiene.

O tratamento da peri-implantite reside em raspar a superfície do implante com curetas especiais, porém, o osso perdido não será totalmente recuperado, então, deve se avaliar a viabilidade do implante, se pode ser proservado (acompanhado) ou se deve ser removido.

 

2 – Olá! É normal o parafusos da prótese dentária doer?

Doutor: Boa tarde! Não. Não é normal.

O que pode estar acontecendo?

Doutor: Quando você fala “parafuso” acho que você quer dizer implante. Correto?

Eu coloquei uma prótese fixa e os parafusos estão machucando muito a boca só que já tem uns dois anos que coloquei.

Doutor: Os parafusos da prótese só machucam se estiverem para fora da prótese. Sabe se estão?

Não estão

Doutor: Não faz sentido os parafusos da prótese machucarem. Tem certeza que são os parafusos da prótese?

Sim

Doutor: Não faz sentido. Precisaria passar com um profissional para avaliar se é isso mesmo.

 

3 – Já foi retirado os dois implantes e a dor e latejamento continuam. Só durmo a base de remédios. Vivo de antiinflamatório e o dentista não sabe o q fazer. Não me dá uma solução. Me acabando nos remédios Spidufen, Decadron e lisador. Que faço? Podem me ajudar?

Resposta: Precisaria avaliar. Precisaria ver os exames. Só assim por texto não dá para saber o que fazer. Recomendo ir em outro dentista.

 

4 – Estou com dor na região do implante. O Sr poderia me dar a sua opinião?

dor no implante dentario cone morse apos meses

dor no implante dentario apos meses

dor no implante dentario cone morse em regiao de enxerto apos meses

Doutor: Está conseguindo higienizar bem? Sai sangue quando higieniza?

Consigo higienizar bem. Não sai sangue quando higienizo.

Doutor: A prótese está firme?

Sim, está. Sinto uma secreção durante à noite e minha voz está nasalada.

Doutor: Faça uma consulta com um Bucomaxilofacial e peça para ele fazer a manobra de Valsalva (pedimos para o paciente fechar o nariz e empurrar o ar para fora). Se sair secreção, existe comunicação buco sinusal via enxerto. Veja essa imagem:

 

Na parte escura dentro do círculo parece haver um caminho onde fluidos do seio maxilar podem estar se deslocando para a boca.

Se for confirmada a comunicação buco sinusal, a prótese deve ser cortada na parte de trás da primeira coroa, mantendo a segunda coroa intacta, a estabilidade do implante deve ser avaliada. Em havendo mobilidade, este deverá ser retirado, higienizada a região com clorexidina e depois soro estéril e devem ser feitas suturas na gengiva e prescrito antibiótico.

Você deverá ser acompanhado. Se cessar a secreção depois de algumas semanas, pode ser que o problema esteja resolvido. Após 3 meses, deve se fazer nova tomografia para estudo da viabilidade de instalação de novo implante.

 

5 – Tudo bem dr? Minha mãe fez um implante dia 26/09 e está com queixa de dor na parte inferior. Já retornou no consultório, dentista falou que está normal. Porém ela continua com queixa de dor. Ela está reclamando que o dente parece estar inflamado.

Doutor: Boa tarde! Ela tomou todos os medicamentos?

Sim. Esses são os últimos rx que ela fez:

dor-no-implante-dentario
Dentista falou que é normal doer mais na parte de baixo pq o procedimento foi mais invasivo, não entendi mto bem mas parece que serrou a gengiva para abrir.

Doutor: Qual deles está doendo?

Os de baixo. Ela reclama que doem todos

Doutor: Ela tomou todos os medicamentos corretamente?

Ela tomou só na primeira semana. Antibiótico e antiinflamatório.

Doutor: A única coisa que consigo ver é que os implantes estão muito próximos dos dentes. Se eles estiverem tocando nas raízes, pode ser essa a causa. As tampinhas estão bem limpas? Ela está escovando?

Estão, agora ela está limpando melhor

 

6 – Olá! Gostaria de mais informações sobre dor no implante após 2 meses com uma pequena mobilidade. O que pode ser?

Doutor: Pode ser que a coroa esteja solta ou o implante foi perdido. Se você sente que a dor é mais superficial, pode ser somente a coroa, so você sente que a dor é mais profunda, pode ser o implante, mas para ter certeza, somente fazendo uma avaliação clínica.

 

7 – Estava pesquisando sobre implante e dores, e vi sua página, que responde, então a minha mãe está mexendo com implante a 2 meses na parte inferior eram só 2 implantes, mas acabou dando infecção e perdeu um 7 dentes. E o dentista arrancou e já colocou os implantes e ela está com muita dor, chora bastante. Então a última coisa que fizeram depois de uma tomografia foi quarta agora, que tiraram mais um implante e foi feito raspagem do osso. Faz 4 dias, mas ela ainda chora de dor, está tomando amoxicilina+ clavulanato e flagyl. E mais remédios pra dores.

Doutor: Bom dia! Ela está tomando anti-inflamatório?

Não, o de dor que ela tá tomando a mais é tramadol e dipirona 1g, amoxicilina+clavulanato, flagyl, tramadol intercalado com dipirona.

Doutor: Peça para o dentista um anti-inflamatório se ela não tiver problemas de rins ou estômago.

Ok, obrigada

Doutor: Me envie a radiografia

Eu procurei aqui mas não achei, ela conseguiu dormir um pouco, assim que ela acordar pergunto onde está os exames, essas fotos são as que eu tirei pra mandar pro dentista que tá atendendo ela no dia que fui buscar o exame.
Perguntei prós meus pais da do exame, disseram que ficou lá com o dentista. Só consigo pegar amanhã.

Tem o naproxeno em casa é um antiinflamatório, posso dar pra ela, é que eu tava tomando por causa do joelho. 1 por dia. Mas deu o 5 dias e sobrou.

Doutor: Não posso prescrever pois ela não passou em consulta comigo, só posso recomendar que peça para o dentista dela.

Ah sim tudo bem.amanha vou lá e falou com ele. Obrigada. E já pego o exame.

Oi boa tarde peguei os exames. Fiquei de enviar essa parte do exame:

 

Doutor: Boa tarde! Ela ainda está com dor?

Sim. E bastante. Ela chora.

Doutor: Tem alguma região específica?

Lado esquerdo em baixo. A dor sobe pra orelha ela disse.

Doutor: Conseguiu o antiinflamatório com o dentista?

Então eu fui lá pegar o exame e disseram que só amanhã ele vai estar lá, daí só ele pode prescrever. O único que estava lá era o protético.

Doutor: Fala que ela está com dor.

Eu já falei, falei que ela estava chorando, nunca vi minha mãe chorar. Ela sempre é mais forte que todos. Então esses dias levamos ela no upa aqui da cidade e a dentista falou que dava pra internar se não melhorasse depois da raspagem, pq ela já perdeu 12 kg e não está conseguindo comer, e quando come volta. Ela falou pra levar ela as 16:00 no upa.

Doutor: Se depois do antiinflamatório não resolver, melhor tirar o implante da região que está com problema.

Então esse já foi tirado, tava lá no fundo, daí continuou a dor e foi feito a raspagem, e foi tirado mais um que ele falou que tava com rarefacao, só ficou 3 implantes pro lado direito. Mas ela está com muita dor do lado esquerdo onde já foi tirado. Se não me engano tinham 2. Era bem no fundo. E daí foi tirado mais aquele branquinho pra cima da flecha.

Doutor: Tem perda de sensibilidade no lábio do mesmo lado?

Ela disse que não. Só dói na direção do ouvido.

Doutor:

  • Procure uma Segunda Opinião: Dada a gravidade do caso, pode ser interessante procurar uma segunda opinião com um especialista em cirurgia bucomaxilofacial, que poderia reavaliar a situação.
  • Internação: Se a situação não melhorar, considere seriamente a possibilidade de seguir a recomendação da dentista do UPA de internar a sua mãe para um tratamento mais intensivo e controle da dor.

 

Mais informações sobre dor no implante dentário.

 

8 – Fiz um implante protocolo no mês de outubro, retirei os dentes que tinha em cima, 6 na parte da frente. Dia 1 de novembro coloquei o protocolo. Estou pra tirar os pontos dia 2 de dezembro. Estou sentindo dores de repente da uns choguinhos na parte de cima onde está a protocolo estou tomando dipirona 1gr mas mesmo assim continua as dores desconfortante. Do nada sinto aquele desconforto.

Doutor: A hora que seu dentista julgar que é possível remover o protocolo, deverá fazê-lo para investigar. Mas, tudo indica que você perdeu um ou mais implantes.

 

9 – Minha mãe tem 79 anos e há 2 meses colocou 4 implantes inferiores e uma prótese de parafusos que segundo a dentista é provisória por 3 meses, quando finalmente se colocará a prótese fixa, cimentada.
O problema é há 3 dias, 2 meses depois dos 4 implantes e prótese, minha mãe está sofrendo dores muito fortes. Ela não pode come e dois até quando fala. A dentista passou uma panorâmica que verá amanhã na consulta e disse que de acordo com o que houver na panorâmica, ela pode retirar a prótese até passar a desinflamação. Duas semanas atrás, a prótese estava frouxa e a dentista a ré-encaixou.
1. Isso tem relação com as dores de agora?
2. ⁠é aconselhável tirar a prótese
3. ⁠É possível que o trabalho não foi feito corretamente?

Doutor: Bom dia! Sua mãe está conseguindo higienizar bem?

Sim. Até que ficou com essas dores. Essa é a panorâmica que ela fez ontem.


Ela acha que a dor mais para ser no osso, mas claro é difícil ter certeza. Porque está tudo inflamado.

Doutor: Teve alguma alteração na região do lábio?

Não.

Doutor: Tenta o aparelho com jato de água para limpar bem, se não melhorar, tem que tirar a prótese para investigar.

O que pode investigar na prótese?

Doutor: Não na prótese, nos implantes.

O que pode estar errado nos implantes?

Doutor: Pode ter perdido um ou mais. Mas é preciso investigar para ter certeza.

Ela não tem mais dentes. Só os 4 implantes que apareceram na radiografia. Dá para ver se tem alguma coisa errada com eles?

Pela radiografia só dá para ver que não tem fratura, mas não dá para saber se tem um mais perdidos.

Perdidos? Não entendi se estão os 4. Perdidos como?

Doutor: Se estão osseointegrados ou não (se “colaram” no osso ou não).

E como se vê isso? Tem que tirar os implantes?

Doutor: O dentista tem que tirar a prótese e investigar.

E se não colaram no osso. O que tem fazer?

Doutor: Tem que remover.

E pode pôr de novo?

Doutor: Sim. Outros. Não os mesmos.

É possível que só um deles não colou no osso e os outro sim?

Doutor: Sim

E porque não cola no osso? Erro do dentista, rejeição ou osso insuficiente?

Doutor: Pode ser que o implante não travou bem no osso no dia da cirurgia. Pode ser que sua mãe não conseguiu higienizar bem e as bactérias se espalharam pela superfície do implante, o que faz perder.

Desculpa é que eu estou tentando entender o que está acontecendo. A dentista não explica grande coisa. Sorry incomodar. Isso das bactérias é a mesma coisa que rejeição?

Doutor: Não. A rejeição é muito rara. O que mais ocorre é o implante não travar bem no osso no dia da cirurgia ou o paciente não conseguir higienizar bem e as bactérias se espalharem pela superfície do implante.

Ela tem que tomar antibiótico então. Até agora só está com antiinflamatórios. Está inchado.

Doutor: Não posso prescrever. Somente o dentista dela. Não conheço o caso com profundidade nem a saúde geral dela. Mas se der febre e o dentista não puder atender com urgência, leve-a até um hospital.

Ok. O senhor me ajudou muito. Pelo menos agora eu tenho uma ideia do que pode ser o problema. Muito obrigada.

 

Compartilhar:

Comentários no Facebook