O cirurgião dentista precisa planejar muito bem a instalação do implante dentário para que este fique na posição tridimensional ideal ou muito próxima dela. Se isso não for feito, os resultados podem ser catastróficos, causando grandes prejuízos emocionais e financeiros para o paciente. Veja a seguir casos onde os pacientes relataram que o implante dentário estava mal feito:
Caso 1: Esta paciente nos procurou e disse que os implantes dentários dela foram mal feitos.
E ela tem razão, realmente os implantes não estão bem posicionados, além disso, são HI (hexágono interno) um tipo que infelizmente é muito usado porém que apresenta uma série de desvantagens em relação ao cone morse. No implante HI (mais ainda no HE – hexágono externo), ocorre infiltração de fluidos orais entre o pilar protético e o implante (isso causa contaminação dessa região e inflamação da gengiva o que pode acarretar migração desse tecido expondo, com isso, a plataforma do implante ou até as espiras, causando infecção e sérios problemas estéticos).
Dissemos que o caso dela tem solução, precisaríamos pedir uma tomografia computadorizada (exame que mostra a altura e espessura óssea, sem esse exame não se deve fazer implantes) e, se houvesse osso suficiente, removeríamos os implantes HI, instalaríamos os implantes cone morse (são implantes mais modernos, possuem uma estabilidade muito maior entre os componentes e dificulta muito a infiltração de fluidos orais), faríamos enxerto ósseo com Bio-Oss (osso bovino) e colocaríamos uma membrana (Bio-Gide) para proteger o enxerto. Após o período de cicatrização, avaliaríamos a necessidade ou não de enxerto de gengiva. Após o enxerto de gengiva, trabalharíamos o perfil de emergência (desenho que o pilar protético deve descrever para simular o contorno de um dente natural), faríamos um pilar personalizado conseguindo, muito provavelmente, finalizar com uma coroa de porcelana de alto nível, simulando um dente natural.
Caso 2: A paciente estava preocupada com a inclinação e a posição do implante que colocaram nele em um curso. “Se ocorrer de ficar inclinado, fazendo um ângulo de cerca de 70°, tem problema de estabilidade?”
Foto enviada pela paciente
Não. Ele tem que ficar na posição tridimensional ideal. Respeitar estruturas adjacentes como raízes, nervos, glândulas e seio maxilar. Ficar a no mínimo 1,5 mm das raízes dos dentes adjacentes, distante da margem cervical da futura coroa cerca de 4 mm ou mais, ser cone morse se for região anterior, para dentro cerca de 2 mm em relação as faces vestibulares dos dentes adjacentes. A gengiva não é parâmetro, nem o osso. Se não tiver osso suficiente para albergá-lo na posição tridimensional ideal, um enxerto ósseo pode estar indicado. Se estiver muito próximo do dente adjacente, menos de 1,5 mm, deve-se estudar a possibilidade de tirar e fazer outro. Se não implantaram muito próximo do dente adjacente e ele não está muito para frente nem mostrando a plataforma, dá para usar um pilar angulado para corrigir.
Paciente: “O problema foi que por não ter dinheiro para fazer com um profissional experiente, fiz numa escola, com alunos. A aluna que fez demonstrou total insegurança, ficava perguntando o tempo todo, foi mal feito”.
Josué: Isso acontece até com profissionais formados. Tem que estudar muito para fazer bem feito.
Paciente: “Ela não tinha noção de espaço, não soube colocar entre os dois dentes”
Josué: Parece estar muito próximo do dente de trás mas precisaria tirar uma radiografia para avaliar melhor.
Paciente: “Eu vi a radiografia, estava como fiz no desenho, inclinada, perto da raiz do dente vizinho. Não sei a distância em milímetros”
Josué: Acredito que não precisa tirar, mas ainda assim precisaria ver um RX
Paciente: “Se tirar o implante perde ele? Tem que comprar outro?”
Josué: Se precisar tirar, não dá para aproveitar o implante. Tem que colocar um novo.
Paciente: “Ontem colocaram essa peça, acho que chama pilar, ficou com sensação de pressão. Está esbranquiçada em volta. Devo ir lá hoje pra verificar?”
Josué: Só se estiver doendo. Está isquêmico por causa da pressão na gengiva. Mas vai passar. Se não estiver doendo, não precisa ir. Se o implante não estiver a menos de 1,5 mm de distância do dente de trás, não precisa tirar.
Paciente: Como o professor vai fazer essa medida? É pela radiografia?
Josué: Sim
Paciente: Entendi. Na próxima consulta vou tentar conversar pra ver isso. Estou muito preocupada com isso.
Caso 3: A paciente relata que fez implantes dentários há 2 anos e na tomografia apresentou problemas.
Bom dia,
Tudo bem?
Se você realmente precisa de aparelho ortodôntico, isso pode ser feito, agora, se o seu caso não tem indicação de aparelho ortodôntico e na região do implante existe espaço suficiente para a instalação, o correto é remover esse implante e colocar um novo na posição correta.
5 – Bom dia Doutor. Minha coroa vive soltando. Posso dizer que meu implante dentário foi mal feito?
Resposta: Alguns tipos de implantes apresentam alto índice de soltura de parafusos, o que faz as coroas se movimentarem. Isso ocorre principalmente com os implantes he (hexágono externo) e hi (hexágono interno). A primeira solução é fazer um ajuste oclusal (desgaste na coroa se ela estiver alta), se não resolver, o implante deverá ser removido e um implante cone morse deverá ser instalado no lugar.
6 – O parafuso do implante dentário quebrou dentro do pino, por um procedimento errôneo da dentista.
Há algum problema caso eu resolva abandonar nova colocação, deixando o pino implantado?
Doutor: O implante está para fora da gengiva?
Não
Doutor: Então muito provavelmente vai dar problema. Muito provavelmente vai inflamar a região.
Mesmo já estando integrado?
Doutor: Sim. Vai entrar fluidos orais nesse espaço entre o implante e a superfície da gengiva e esse fluido contém bactérias que causarão inflamação na região e dor na gengiva.
7 – É normal sentir dor latejante após a instalação de implante dentário?
Resposta: Pelo menos no nosso consultório, pouquíssimos pacientes relatam dor após a instalação de implante dentário. No seu caso, se você está tomando todos os medicamentos corretamente, pode ser que o implante esteja enconstando na raíz do dente do lado, mas isso só poderá ser confirmado através de radiografia. Se for constatado isso mesmo, o implante deverá ser removido.
8 – Estou no dentista numa sala de recuperação, ela achou melhor tirar o implante mas não conseguiu porque doeu muito apesar de muita anestesia. tentou por 3 vezes mas a dor foi quase insuportável. Doe dentro quando ela tenta tirar. Dor aguda.
Resposta: Mas é o implante que está com mobilidade?
Ela apertou novamente e agora vai marcar uma cirurgia.
Resposta: A coroa está firme?
Sim, mas é a coroa que estava com mobilidade e o implante está bem fixado.
Resposta: Pela tomografia, o implante está dentro do canal alveolar inferior?
Não.
Resposta: Se for hexágono externo recomendo a remoção mas se for cone morse não.
Não imaginei que doeria mais para tirar do que para colocar.
Resposta: Ela anestesiou bastante? Lá atrás e no local?
É hexágono externo.
Resposta: Recomendo a remoção por conta dos outros problemas que ele causa. Dá muito problema de afrouxamento de parafuso e inflamação na gengiva.
Agora resta saber como ela vai conseguir remover. Toda vez que ela tentava remover a dor era muito forte.
Resposta: Depois que ela anestesiou lá atrás dele, você sentiu alguma diferença na região do lábio?
Depois de uns 30 minutos ficou anestesiado e parou o formigamento.
Resposta: Isso é um bom sinal. Não deve ter rompido completamente.
Estou achando que a dor que senti possa ser do nervo que está me causando o formigamento do lábio. Estou ainda aqui de repouso e acho que vou pedir para ela tentar novamente. Estou com receio de quebrar o parafuso.
O que você acha? Ou seria melhor deixar para outro dia?
Resposta: Você que sabe a sua disposição. Ela está com tempo para trabalhar tranquila?
Acho que não.
9 – Achei seu site e vi que tem muitas respostas de coisas que estou passando no momento. Perdi meus implantes e coloquei-os novamente. Precisei fazer enxertos novamente onde de um lado perdi um pouco mais deu pra colocar ainda 3 de um lado e 4 de outro.
Foram tantas cirurgias que já estou perdendo a esperança de dá certo esses novos implantes .
Faz 10 dias de abrimos o lado direito e colocamos os cicatrizador . No qual um deles doeu muito ..
Meu dentista me disse que está tudo bem .. mais a gengiva aumento muito de tamanho, muito mesmo.. não tinha isso ..
Ainda sinto sensibilidade na região, não diria dor.. mais sensível .
Ele colocou um outro cicatrizador, limpou e me disse que não estava higienizando direito.. isso pq ainda estava com os pontos e fiquei com medo de passar algo na região ..
O Sr acha que na região onde a gengiva está grande corro o risco desse implante está perdido ou algo na gengiva ?
Doutor: Está conseguindo higienizar bem?
Agora sem os pontos sim. Eu uso prótese, como percebi que estava me machucando no início estou sem ela pra que não dê mais problema. Estou com dúvida pq já sofri demais com essa boca e esse dentista que estou foi por indicação e não sei se fiz uma escolha certa.
Doutor: Foi na região desse cicatrizador que foi trocado?
Ele achou que a gengiva já estava crescendo por cima e trocou por um maior e aí limpou e tal. E o pino que mais dói quando ele abre.
Doutor: Pode ser que tenha sujeira dentro da gengiva ou pode ser problema no implante mesmo mas não tem como eu fechar diagnóstico sem investigar clinicamente.