The Anatomy of the Human Skull
by HannahNewey
on Sketchfab
As principais estruturas anatômicas de interesse do cirurgião dentista são:
- Nervo alveolar inferior: Deve se ter muito cuidado para não lesioná-lo durante cirurgias de extração de terceiros molares inferiores, cirurgia de instalação de implantes dentários e de enxertos ósseos.
- Seio maxilar: Deve se ter muita atenção para não perfurar a sua membrana durante a cirurgia de levantamento de seio que significa a deposição de enxerto ósseo por baixo da membrana sinusal com o intuito de ganhar mais altura óssea para viabilizar a instalação de implantes dentários.
- Nervo lingual: A cirurgia aumento ósseo vertical na região posterior de mandíbula é extremamente delicada por conta do rebatimento do retalho lingual já que nesta região passa o nervo lingual. Essa cirurgia só deve ser realizada por profissionais extremamente experientes e muito bem treinados.
- Glândula sublingual: Durante a cirurgia de instalação de implantes dentários na mandíbula, o cirurgião dentista deve estar muito atento para não perfurar a tábua óssea lingual e correr o risco de lesionar a glândula sublingual.
- Raízes dos dentes adjacentes: Durante a cirurgia de instalação de implantes dentários, o cirurgião dentista deve ser extremamente cuidadoso com as raízes dos dentes adjacentes. Principalmente quando estas estão inclinadas para a região da instalação.
- Nervo mentual: deve ser ter especial atenção com esse nervo quando estamos dissecando a região de pré-molares inferiores para cirurgia de instalação de implantes para a confecção de dentaduras fixas (protocolos de Branemark) porque é justamente na região próxima do ápice da raiz desse desses dentes (ou de onde eles estavam antes de serem perdidos) que esse nervo se exterioriza. Ele é um ramo do nervo alveolar inferior. Na cirurgia de apicectomia (cirurgia que remove o ápice da raiz após tratamento de canal) nesta região também a atenção deve ser redobrada.