Bom dia Dr. Ao longo dos anos meus dentes ficaram podres. Passei por uma longa jornada e tratamentos incluindo aparelhos. A maioria dos meus dentes está com a parte de trás completamente perdida ou quebrada ou lascada. Eu sinto que tenho raízes que estão sempre infectadas. Eles são sempre super dolorosos. Todos eles foram mexidos e alguns deles estão lascados. Alguns deles já têm cáries. Meus dentes têm sido uma situação miserável para mim desde que eu era criança. Eu sofri muito e ainda sofro. O que poderia ser feito para resolver o meu problema?
Bom dia. Seu caso deve ser avaliado e estudado com cuidado. A primeira coisa que faríamos seria pedir exames radiográficos. Esses exames me auxiliaríam a decidir quais dentes vão permanecer e quais precisam ser removidos, se essa for a indicação, me mostrarão também a região de periápice (região que fica na ponta das raízes) para decidirmos, entre os que vão permanecer na boca, em quais devemos tratar ou retratar o canal. Vou identificar também a situação periodontal desses dentes.
Após a remoção dos dentes condenados (que não tem jeito de salvar), limpeza e tratamento de canais, faríamos próteses provisórias devolvendo a dimensão vertical (ponto onde os dentes devem se tocar quando a mandíbula fecha), eficiência mastigatória e a estética já seguindo os seguintes critérios:
- O arco superior deve harmonizar com os lábios seguindo alguns princípios estéticos como a simetria radial (quando o arco superior descreve uma curva paralela com a curva do lábio inferior.
- Exposição dos incisivos centrais (os dois dentes da frente). Esses devem ficar com as bordas expostas quando os lábios estiverem em repouso.
Exposição agradável dos incisivos centrais
- Exposição da gengiva. Idealmente, estas devem ficar expostas no máximo 2mm em um sorriso amplo. Se expuserem mais do que isso, devemos estudar a possibilidade de aumento de coroa clínica que é a remoção do excesso de gengiva para uma exposição maior dos dentes.
Exposição agradável da gengiva em um sorriso amplo
Uma vez identificada a posição ideal dos dentes, é só seguir o provisório para a execução das próteses definitivas, realizando enxertos ósseos ou de gengiva, se forem necessários, instalando implantes dentários, se forem necessários e instalando as próteses dentárias.