A causa mais comum de aparecimento de pus nos implantes dentários é devido ao acúmulo de bactérias na superfície do implante.
Isso ocorre porque as bactérias podem ficar aprisionadas entre o pino e a gengiva, quando isso acontece, o organismo combate os microorganismos da região e, durante esse combate, muitas células e bactérias morrem produzindo o conteúdo purulento.
Como proteção para o corpo, para esse conteúdo não espalhar para o sangue, é aberto um orifício na superfície da gengiva para o organismo expulsar esse material.
Pode ocorrer pus em volta de cicatrizadores de implantes cone morse também. Se eles soltarem, e o dentista não higienizar muito bem a região, pode aprisionar fluidos orais entre ele e a gengiva e isso pode progredir para uma infecção local e ocorrer pus.
Se a infecção for superficial, pode ter tratamento. Se for profunda, muito provavelmente o implante foi perdido.
Perguntas feitas na internet sobre pus no implante dentário
1 – Há dias notei no meu implante que, quando pressiono, de baixo para cima, sai uma secreção, bem pouca. Parece com pus mas não sinto dor. O que pode ser? Devo me preocupar?
Re: Boa tarde
Pode ser placa bacteriana ou pus mesmo. Se for pus, existe alta possibilidade de estar com infecção. Neste caso teria que avaliar se é só superficial ou se é profunda. Se for superficial, existe a chance de tratar e proservar (ter acompanhamento profissiona). Mas o paciente deve fazer sua parte realizando uma boa higienização. Se for profunda, existe a possibilidade de ter perdido o implante dentário.
2 – Estou com pus no implante dentário. O que devo fazer?
Doutor: Pus é um dos sinais da infecção. A infecção ao redor do implante pode ter sido causada por placa bacteriana e cálculo (tártaro).
Se a perda óssea foi pequena, o profissional deve limpar a superfície e lhe orientar para uma correta higiene, o osso perdido não será recuperado, porém, é possivel proservar (acompanhar para verificar se há estabilidade).
Se a perda óssea foi grande, muito provavelmente você perdeu seu implante.