A área doadora mais comum é o palato (céu da boca) ou tuber (região atrás dos últimos molares).
O momento da cirurgia pode ser antes da instalação do implante, concomitante ou até depois.
É importante ressaltar que essa técnica não corrige defeitos graves da gengiva causados pelo mal posicionamento de implantes, se estes estiverem muito vestibularizados (para a frente), o enxerto de gengiva não vai conseguir corrigir, neste caso, o implante deve ser removido e instalado novamente na posição tridimensional ideal.
Para ser ter sucesso com o enxerto, ele deve estar estável e receber nutrição abundante. O paciente deve ter muito cuidado para higienizar a região logo após a cirurgia. Nos primeiros dias, não se deve escovar o local. O paciente fará somente bochecho com clorexidina. Após 3 dias a região poderá ser escovada com muito cuidado, evitando que a escova, que deve ser macia, toque o enxerto.
Enxerto de gengiva sobre raiz exposta
Quando a raiz do dente está exposta, pode ocorrer sensibilidade, nestes casos existem duas alternativas, se a exposição for pequena e não ocorrer comprometimento estético, podemos fazer uma pequena cobertura com resina (Recomendamos o uso do Clearfil por conta do baixíssimo índice de sensibilidade relatado com esse sistema) , porém, se a exposição for grande e a raiz não estiver vestibularizada (para frente) e tiver comprometimento estético, devemos fazer um enxerto de gengiva. Se a raiz estiver vestibularizada, devemos fazer uma tomografia para verificar se existe a possibilidade de colocá-la novamente dentro do osso. Isso aumentará muito as chances de sucesso.
Exposição da raiz que pode causar problemas com sensibilidade e estética
Enxerto de gengiva retirado do palato (céu da boca)
Raiz recoberta com enxerto de gengiva
Enxerto de gengiva antes e depois
Substituto de Enxerto de Gengiva
O Mucograf é um material que tem por objetivo substituir o enxerto de gengiva já que é feito de colágeno porcino reabsorvível (com o tempo é totalmente substituído pelo tecido do paciente) e é muito bem aceito pelo organismo. As principais vantagens são:
- A diminuição do tempo cirúrgico
- Quantidade ilimitada
- Pós operatório menos desconfortável já que evita a área doadora
A desvantagem é que apresenta um resultado inferior se comparado ao enxerto de gengiva autógeno (do próprio paciente)
3- Fiz um enxerto gengival. A mais ou menos 20 dias. Não deu certo. Estou muito frustrada. Foi um enxerto como esse aí que você relata. Na gengiva de um implante dentário. Tive uma infecção gengival. Muito depois do implante. Perdi gengiva. Tive que fazer outro enxerto agora. Eu estava com um mau hálito muito grande. O dentista removeu o enxerto. Ele disse que talvez teríamos que fazer de novo. Se o enxerto necrosou posso fazer outro?
Josué Gomes: Precisaria avaliar clinicamente para lhe falar com certeza o que poderia ser feito. Normalmente, quando isso acontece, primeiro temos que ver o tipo de implante que foi usado, se foi usado implante tipo he, é preciso removê-lo, adequar a região com enxertos e depois colocar um implante tipo cone morse muito bem posicionado.
Muito obrigada doutor pela atenção . Hoje passei o dia pesquisando sobre este procedimento .
4 – Olá! Gostaria de mais informações sobre enxerto gengival
Josué Gomes: Bom dia! Pois não. Em que posso ajudar?
Minha filha tem 30 anos e está com um dente inferior da frente quase todo exposto
Josué Gomes: Fez tratamento ortodôntico?
Ela usou aparelhos quando tinha entre 18 e 19 anos
Josué Gomes: Pode ter sido o aparelho ou pode ser doença periodontal também. Ele precisa ser avaliada por um bom profissional. O enxerto gengival não resolve se o dente estiver com doença na raiz ou um pouco para fora do osso.
Hoje ela se encontra com muito receio de perder esse dente e também. O Senhor fala como se não aconselharia ela fazer o enxerto da gengiva?
Josué Gomes: Se o dente estiver com doença na raiz ou um pouco para fora do osso, o enxerto não vai dar certo.
Acredito que só com uma avaliação mesmo
Josué Gomes: Sim. Com um bom profissional.
5 – Fiz um implante dentário mas acho que ficou mal feito. Tem um defeito enorme na gengiva. Ela faz um arco lá encima. Boa parte do implante está exposto. Agora estou aguardando cicatrizar e a dentista disse que vai ter que fazer uma prótese maior que os outros dentes. E quer que eu faça gengivoplastia. Não quero fazer. Tem outra solução?
Resposta: Tudo indica que precisaria remover o implante, fazer enxerto ósseo e colocar um implante cone morse bem posicionado. Mas para lhe dar 100% de certeza, somente avaliando e pedindo exames. Enxerto de gengiva não vai dar certo. Vai perder tempo e dinheiro e não vai resolver. Pode até piorar. Prótese longa 99% das vezes fica muito ruim.
6 – Olá! Gostaria de mais informações sobre enxerto de gengiva. Eu fiz o procedimento pela 2a vez mas vejo que o enxerto está se partindo e rompendo como da primeira vez. O que pode estar dando errado? A dentista já disse antes de fazermos que eu já tive perda óssea e minha raiz está exposta. Está correto insistir nesse procedimento?
Doutor: Poderia enviar uma foto do seu enxerto de gengiva?
Hoje é o sexto dia após realizar pela 2a vez
Doutor: Realmente é preciso aguardar. As vezes ele não fica com um aspecto muito bom mas por baixo a gengiva está viva, então precisa ver se essa coloração é só superficial ou é no enxerto inteiro. Seria preciso ver a tomografia. Se a raiz estiver muito vestibularizada (para frente) dificilmente dará certo. Teria que alocá-la melhor dentro do osso antes de fazer o próximo.
Oi boa noite! Amanhã é dia de tirar os pontos, mas acredito ter pedido toda a cirurgia já né. É a segunda vez que isso acontece. Você poderia me orientar do que posso fazer a respeito? Devo procurar outro profissional? Ou pode ter algo errado comigo?
Doutor: Boa noite. Não acredito que tenha algo errado com você. Acredito que a raiz está muito para fora. É quase impossível cobrir quando ela está muito para fora. Teria que fazer uma tomografia para ver em que posição ela está em relação ao osso. Recomendo não fazer novamente antes de analisar isso.
7 – O enxerto da gengiva sobre implante pode ser feito depois das coroas instaladas, eu uso umas coroas fiz condicionamento de gengiva mas não ficou os contornos da cervical legal.
Doutor: Sim, pode, mas o sucesso depende de vários fatores:
- O tipo de implante que foi usado. Implante Cone morse, por exemplo, aumenta muito as chances de sucesso, por outro lado, os de hexágono externos são os piores para se atingir bons resultados.
- Se tem osso sobre o implante. Se não tiver osso sobre o implante, a probabilidade de sucesso diminui muito.
- Se tem um intermediário de titânio. Se tiver um intermediário de titânio sobre um implante cone Morse, as chances aumentam.