A carga imediata está mais indicada para protocolos inferiores. Não recomendamos carga imediata para protocolos superiores já que próteses na maxila exigem um cuidado com a estética muito maior e, como os lábios não estão em suas condições normais por conta da cirurgia realizada a menos de 72 horas, não conseguimos atingir o máximo da beleza do sorriso já que esta requer a harmonia entre a posição normal dos lábios e dentes. Além isso, dificilmente se atinge 45N ou mais em todos os implantes dentários instalados na maxila, já que esta apresenta um osso mais poroso em relação à mandíbula (maxilar inferior).
Perguntas feitas na internet sobre carga imediata
1 – Olá! Gostaria de mais informações. Hoje faz 7 dias que fiz um protocolo no sistema de Carga Imediata. No segundo dia, houve um descanso, no quarto dia foram realizados testes da prótese e sua colocação, mas ainda sinto muitas dores, uma pressão tipo peso, especialmente nas gengivas, mandíbula e maxilar.
Fui ao dentista verificar, ele disse que é normal, mas que podem ser aftas. No entanto, as dores são intensas. Ele retirou a prótese e houve um alívio imediato, mas as dores continuam, principalmente quando faço bochechos com Periogard, o que dói muito, mas depois alivia. Tomei um remédio para afta, o qual aliviou muito as dores.
Além disso, estou tomando um remédio anti-inflamatório chamado Spidufen, que suspenderei no sétimo dia, mas tem ajudado bastante. Também estou usando amoxicilina e paracetamol. Faço bochechos com Periogard 2 vezes ao dia. É normal continuar com essas dores nas gengivas, céu da boca, debaixo da língua e até na área do pino de um lado? Coloco o remédio para afta, mas as dores demoram a aliviar. Será que isso é devido ao processo de cicatrização?
Doutor: Você está usando dentaduras?
Não
Doutor: São poucos os pacientes que relatam dores após 7 dias da instalação dos implantes. A grande maioria ou não sente dor, ou ela cessa em poucos dias. Precisaria fazer uma avaliação clínica para fechar um diagnóstico. Mas gostaria de ressaltar que a carga imediata apresenta um índice bem maior de insucesso que o procedimento convencional.
2 – Bom dia Doutor. Fiz extração e implante no mesmo dia a exatamente 20 dias. Toda cicatrização ocorrendo como esperado. Fui em todos retornos, tirei os pontos… e em mais um retorno de rotina (20 dias após cirurgia) somente para o profissional avaliar. Não havia, edema, dor , nem sangramento… Ao consultar somente relatei sentir uma leve sensibilidade quando ele tocou no pino com instrumento.
Então Ele “conectou” uma peça no parafuso e ao remover me disse que o parafuso não estava fixado no osso. Disse Que saiu inteiro e sem esforço e que estaria sendo sustentado apenas pela gengiva. Contudo eu senti dor no momento em que ele tirou (dor como se tivesse arrancando um dente) como saber se foi erro médico?!
Doutor: Boa tarde! Tudo bem? Infelizmente não tem como saber. 5% de todos os implantes feitos de forma convencional são perdidos. Para carga imediata, que parece ser o seu caso, o índice de insucesso aumenta bastante.
Fiz 2 implantes . No mesmo dia. Uma superior e outro inferior. O inferior que ele não mexeu está perfeito. Meu exames hemograma e vitaminas ok. Não havia nenhuma reação na área.
Doutor: Se o implante dentário não teve um bom travamento no osso no dia da instalação isso aumenta muito o risco de perda. Independente da sua saúde estar ok.
E esse travamento no osso é algo inesperado mesmo. Ou a habilidade médica é fator que conta? Agradeço estar me repondendo. Vou te enviar meu último raio X antes de ter retirado o parafuso.
Doutor: A habilidade conta mas, às vezes, o osso é tão poroso que mesmo os mais experientes não conseguem travar bem.
Dúvidas? Envie-nos uma mensagem. Será um prazer respondê-la.