Às vezes, quando um dente sofre sobrecarga mastigatória, estresse causado por patologias como o bruxismo ou desequilíbrio oclusal (mal encaixe dos dentes), quando a pessoa morde algo muito resistente ou quando ele sofre um trauma, ele pode fraturar.
A probabilidade de fratura aumenta muito quando esse dente tem tratamento de canal porque este o deixa mais friável.
O tratamento de um dente fraturado depende da extensão e direção da fratura. Se for uma fratura transversal sem envolver raiz e se esta estiver saudável, é possível salvar o dente. Agora, se for uma fratura longitudinal e esta atingir a raiz, na maioria das vezes não conseguimos salvar.
Nos casos onde é possível salvar, os tratamentos podem ser:
- Uma simples restauração de resina
- Onlay de porcelana (restauração de porcelana)
- Tratamento de canal, núcleo e coroa de porcelana
Nos casos onde não é possível salvar os tratamentos podem ser:
- Exodontia simples (remoção do dente) para a instalação do implante dentário de um a três meses após o procedimento.
- Exodontia com a instalação do implante (implante imediato)
- Tracionamento ortodôntico onde a raiz é tracionada lentamente e esta traz, consigo, o osso e a gengiva. Este procedimento está indicado para os casos onde o nível ósseo e gengival não está adequado. Além disso, como ocorre a formação de osso, melhora as condições para a instalação do implante.
Perguntas feitas na internet sobre fratura de dentes
1 – Fiz um canal e não coloquei a Coroa, o dente quebrou e agora o dentista fala que só implante , normal?
Após o tratamento de canal, o dente fica frágil e, portanto, mais susceptível à fratura. Dependendo do nível que a fratura ocorreu ou se o que sobrou não é suficiente para suportar uma coroa, sim, o implante pode estar indicado.
2 – Preciso fazer uma extração e colocação de implante dentário do dente premolar inferior esquerdo (acredito que seja o numero 35). Essa semana já passai por dois dentistas. Um me passou muita segurança mas me cobrou praticamente um carro popular. E o outro não me passou nenhuma segurança embora um orçamento baixíssimo.
O caso é o seguinte.
Dia 14 meu dente começou a doer. Fui na emergência e se avaliou que o pré-molar está com a coroa do canal danificada e por isso está doendo. O melhor seria remover e colocar um implante. Esse foi o consenso dos dois dentistas.
Tenho disfunção da temporomandibular, síndrome de Sjogren e bruxismo
Josué Gomes: Bom dia. Tudo bem? Gostaria de avaliar primeiro para ver se é o caso realmente de extração já que o exame de tomografia não é barato.
– Posso fazer a tomografia e já levá-la comigo, já que em todo caso preciso fazer uma panorâmica, uma tomografia atm boca aberta e uma fechada, por causa da disfunção da atm. Então já tenho requisição para esses exames e não seria problema já ir na consulta com eles.
Josué Gomes: Se não for o caso de extração, você vai investir um dinheiro sem necessidade neste momento.
– Preciso dos exames para o tratamento da disfunção da têmpora mandibular fazer uma nova placa. São exames que necessito fazer de qualquer forma e não somente pelo dente da extração. Se forem os mesmos exames não teria problema pra mim.
Josué Gomes: Não são os mesmos. O que você sente na ATM?
– Faço tratamento há 10 anos para disfunção temporomandibular, tenho desgaste ósseo do lado direito. Sinto dor , estalido e zumbido. Sou placa dependente há 5 anos. Preciso fazer uma nova porque a minha está com defeito, e recém me mudei, como meus exames já tem 1 ano e meio e tenho um bruxismo pesado. O médico que me foi indicado para atm solicitou novos exames de imagem antes de fazer a nova placa, para avaliar qual melhor acompanhamento terapêutico do problema. Entenda , não sou uma pessoa que não cuida dos dentes, ou que não faz acompanhamento. Só estou sem dentista porque me mudei há 3 semanas. Estava morando fora do Brasil e voltei agora. E minha coroa quebrou na última terça. É um dente que já fiz canal há 6 anos. A coroa era de resina. Um retratamento de canal acredito que seria inútil porque sei que a pouca massa desse dente. Já que quebrei ele comendo costela e foi uma quebra bem feia na época, tanto que rachou o dente imediatamente a cima, que depois também necessitou de um canal. Terça a emergência me passou antibiótico, anti-inflamatório e Tilex para dor.
Josué Gomes: Entendi. Mas prefiro realmente fazer uma avaliação inicial antes de pedir os exames. Mesmo porque, para fazermos a placa, será necessário moldar, será mais de uma sessão de qualquer forma.
– A medicação acabou ontem . Sinto o local pesado e a dor começa a voltar.
Josué Gomes: Os medicamentos não vão resolver o problema. Vai ter que realmente tratar o local. Eliminar a causa.
– Dois dentistas disseram ser extração. Só não extraí ainda porque o primeiro não me pareceu seguro e o segundo me cobrou um carro popular na extração. Quero extrair e colocar o implante dentário e depois da cicatrização do osso colocar a prótese.
Josué Gomes: Para extrair e já colocar o implante, precisa ter osso remanescente suficiente. Neste caso, preciso da tomografia para avaliar, só que, se não for o caso de extração, você perderá dinheiro porque não é um exame barato.